Tertúlias Gastronómicas ACPP

Um cheirinho a Tertúlias (Cont)

Continuando ainda a nossa viagem pelas Tertúlias Gastronómica, venho hoje falar um pouco das sessões que se seguiram.

Em Setembro 2016 continuávamos a nossa caminhada, desta feita, com o tema “ O pão em Portugal”, em que tivemos como convidados o Mestre Mário Blanco Peres e a Enga. Ana Paula Moreira, tema em que cada um partilhou muito conhecimento, ora de um ponto de vista mais científico, ora de um ponto de vista mais prático. Ambos com um conhecimento inquestionável sobre esta matéria. Este terá sido o ponto alto desta iniciativa em que a sala transbordou de curiosos e intervenientes, já muito se falava sobre pão, massas e leveduras e o público continuava a chegar.

Seguiu-se em Outubro a Tertúlia “Marmelo e Marmelada” desta vez, tivemos o prazer de receber a ilustre Maria de Lourdes Modesto, que dispensa apresentações, sempre disponível para qualquer iniciativa na ACPP, veio falar-nos sobre um tema, que como tantos outos, tão bem conhece, tendo em conta o trabalho de investigação e pesquisa por todo o Portugal e ilhas ao longo de décadas. Aqui juntámos mais uma vez à mesma mesa, um amigo de longa data de Maria de Lourdes Modesto e também investigador e gastrónomo Virgílio Gomes. Não só nos falaram dos marmelos e da marmelada como presentearam todos os convidados com uma pequena degustação de marmelada produzida pelos próprios, com a preciosa ajuda do Chef António Bóia.

Em Novembro, o tema como não podia deixar de ser, foi “A Castanha” com o Chef António Bóia, a Chef Justa Nobre e a presença já assídua de Virgílio Gomes, no painel dos oradores. A conversa decorria à volta deste tão rico fruto, com muitas questões e curiosidades da parte do público. No final todos os convidados puderam degustar uns deliciosos pastéis de castanha, amavelmente trazidos pela Chef Justa Nobre, houve tempo ainda de juntar a esta degustação, umas castanhas assadas embrulhadas em cartucho de jornal, como que a recriar um pequeno magusto, preparadas pelos alunos ACPP, uma ideia simpática da Dra. Maria João Caldeira, Coordenadora de Formação da ACPP.

Nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, faz-se uma pausa nas Tertúlias, que recomeçam novamente em Março e retomamos o ciclo até Novembro.

Continuaremos a divulgação desta aventura!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *