Tertúlias ACPP

Um cheirinho a Tertúlias, Segunda Temporada

Chegámos então à segunda temporada das Tertúlias

coube ao mês de Março de 2017 o tema “A Amêndoa”, mais uma vez o Gastrónomo, investigador e amigo Virgílio Nogueiro Gomes, fez a ponte entre um dos convidados e a ACPP, uma excelentíssima Doceira.

Paula Alves foi a convidada especial para nos falar sobre este produto de excelência. Dona da Pastelaria Alcôa – Mestres em doces conventuais – veio partilhar um pouco da sua experiência e conhecimento em torno deste maravilhoso produto – a amêndoa, produto, este também muito utilizado na confeção da pastelaria conventual. Terminada a tertúlia, houve ainda espaço, para uma pequena degustação de vários tipos de amêndoas.

Seguiu-se em Abril a Tertúlia com o tema “Folar e Tradições Pascais”. Tivemos o prazer de receber novamente a ilustre Maria de Lourdes Modesto. Foi abordado o tema tradições pascais, os folares e as bôlas nas diversas regiões do país, com várias demonstrações apresentadas em powerpoint. Uma Tertúlia muito rica e ilucidativa, com uma grande componente histórica.

A Cereja do Fundão foi o tema da Tertúlia do mês de Maio, recebemos na ACPP para nos falar do tema, o Dr. João Carvalho – Produtor e Diretor da Cerfundão e também Dra. Marta Gil do Couto – Representante da Câmara Municipal do Fundão, que nos falou um pouco sobre a importância desta empresa para a região e para o país. A Cerfundão é um caso nacional de sucesso e foi distinguida na categoria de inovação com o prémio Nacional de Agricultura. Um prémio que distinguiu 22 projetos empresariais de sucesso nas áreas da Agricultura, Agroindústria, Floresta e Pecuária. Claro que, A Cereja do Fundão, também se fez presente durante o evento.

No mês de Junho já cheira a peixinho fresco, e por esse motivo marcámos este mês com o tema “Peixes da Costa Portuguesa”. Para nos falar sobre o tema, recebemos a Dra. Rosalia Vargas Dir. Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva. Esteve também à mesa nesta sessão o Gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes, que faz já parte do nosso painel assíduo de Oradores e que dispensa apresentações.

Para nos falar sobre “Produtos Portugueses Qualificados”, tema da Tertúlia do mês de Julho, sentámos à mesa a Dra. Ana Soeiro – Diretora Executiva da Associação QUALIFICA/oriGIn.pt. Entre os inúmeros trabalhos desenvolvidos pela Associação Qualifica, destacamos o Guia dos Produtos tradicionais Portugueses, de edição anual e que é organizado por regiões (Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, Beiras, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Madeira, Açores) com descrição geral de cada produto e dos seus ingredientes. Um Guia muito útil, para a restauração mas não só, onde se pode confirmar a qualidade de muitos produtores e produtos tradicionais e revela a qualidade de muitos outros. Esta foi uma Tertúlia em que o público teve oportunidade de desmistificar muitas questões e esclarecer muitas dúvidas.

Continuando esta viagem gastronómica, vamos por esta altura na 12ª Tertúlia, mês de Setembro 2017, esta com o tema “Figos”. O figo, considerado no passado, um milagre da natureza, beneficia no Algarve de invulgares condições de solos e de clima. Tivemos aqui o prazer de receber o Chef Bertílio Gomes e Dra. Maria Manuel Valagão, também eles, autores do Livro – Algarve Mediterrânico”, um livro recheado de belas fotografias de Vasco Célio. Falamos obviamente neste livro, uma vez que vamos sempre sugerindo e divulgando alguns livros disponíveis para consulta, na Biblioteca Gastronómica ACPP. Virgílio Nogueiro Gomes sugere e aconselha, sempre de acordo com o tema tratado. Falou-se nesta Tertúlia um pouco sobre o Cultivo a produção e variedade do figo. No final fomos deliciosamente surpreendidos por uma degustação de gelado de figo, duas variedades, amavelmente produzidas em sua casa para o evento.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *