Seleção Nacional cozinha 2024

Seleção Nacional de Cozinha nas Olimpíadas de Culinária 2024

A Equipa de Competição Culinária da ACPP está pronta para representar Portugal nas Olimpíadas Culinárias 2024 IKA, em Estugarda, Alemanha, de 3 a 7 de fevereiro. A competição, que reúne chefs de todo o mundo a cada quatro anos, destaca-se pela diversidade, abrangência e emoção, proporcionando um palco onde as últimas tendências culinárias são moldadas.

A Equipa de competição culinária ACPP é composta este ano por 11 elementos. 

  • Chef Jorge Fernandes | Capitão da equipa
  • Chef Andreia Moutinho
  • Chef Mariana Barroso
  • Chef Marta Nunes
  • Chef André Serra
  • Chef Tomás Pereira
  • Chef João Duarte
  • Chef Daniel Passos
  • Chef Gonçalo Vicente

Da equipa nacional fazem ainda parte o Chef Carlos Madeira e o Chef Paulo Pinto, em representação da ACPP – Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal. A seleção nacional entra em prova:

  • 3 de fevereiro pelas 20H00 para a competição Chefs Table
  • 5 de fevereiro pelas 18H00 na competição Restaurant of Nations.
Seleção Nacional cozinha 2024

A competição exige concentração máxima, conhecimento especializado e, acima de tudo, um espírito de equipa impecável. Os chefs da Equipa de Competição Culinária ACPP, enfrentarão concorrentes de todo o mundo, sendo avaliados por um júri de especialistas atentos. Para eles, não se trata apenas de preparar pratos premiados, mas também de demonstrar limpeza, higiene e sustentabilidade no local de trabalho.

Nas Olimpíadas Culinárias, a diversidade de categorias permite que chefs talentosos e apaixonados pela competição se destaquem. O evento é mais do que uma batalha culinária; é uma celebração da gastronomia global, onde a criatividade, o profissionalismo e o espírito de equipa se encontram no palco mundial da culinária.

ACPP leva consigo não apenas o sabor único de Portugal, mas também a determinação de brilhar nas Olimpíadas Culinárias 2024. Todos os olhos estarão postos nesta talentosa equipa, enquanto representam o nosso país com distinção neste prestigiado evento gastronómico.

Para possibilitar a participação nesta competição, a ACPP conta com o apoio de parceiros de peso, incluindo MakroNorway Sea FoodUnilever e Xpepper. Estas parcerias são fundamentais para garantir que a equipa portuguesa tenha os melhores ingredientes e recursos à sua disposição.

Sobre as Equipas Competição Culinária ACPP

As Equipas Competição Culinária ACPP surgiram pela primeira vez em 1992. Um grupo de Chefes portugueses tomava a iniciativa de se juntar e levar Portugal à maior competição de culinária do mundo: as Olimpíadas de Culinária, realizadas na Alemanha. A tradição portuguesa era assim levada ao mundo das competições, surgindo entre dezenas de outros países. Portugal juntava-se a várias culturas e histórias, juntas por uma mesma razão: a cozinha de alta competição.

Existem duas Equipas Competição Culinária ACPP, uma júnior (com jovens até aos 25 anos) e uma sénior (a partir dos 25 anos). As regras de participação nas competições internacionais de culinária ditam a separação por idades, separando assim os níveis de exigência. Numa equipa júnior os cozinheiros são ainda muito jovens, com uma preparação num estado evolutivo e, muitas vezes, ainda a terminar os cursos de cozinha.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *