O Vinho no Feminino

Especial dia da Mulher, Sommeliers Storytellers – O VINHO NO FEMININO!

“O vinho no feminino!” é o tema em debate, no Dia da Mulher, do próximo Sommeliers Storyteller

Enólogas, enófilas, sommeliers, vinicultoras ou na distribuição as mulheres têm conquistado progressivamente mais espaço no mundo dos vinhos. Dessa realidade irá falar o próximo Sommeliers Storytellers subordinado ao tema “O vinho no feminino!”, no Dia da Mulher.

Sommeliers Storytellers

A revista Food Quality and Preference, em 2018, na pesquisa que então efetuou, concluiu que as mulheres possuem um paladar mais apurado, mais capaz de distinguir sabores normalmente não percetíveis pelos homens. 

Por seu turno, em 2014 a Universidade Federal do Rio de Janeiro publicou um estudo no qual é referido que a área do cérebro responsável por processar os aromas é 50% mais desenvolvido nas mulheres.

A história, mais ou menos recente, dá-nos exemplos de mulheres que fruto das suas capacidades revolucionaram o mundo dos vinhos. Exemplo disso são Madame Clicquot e Madame Pommery. A primeira, Madame Clicquot, que ao assumir a produção de champanhe fez com que as vendas aumentassem de 8.000 garrafas em 1796 para 60 mil em 1804, para além de, entre outras inovações, ter criado os champanhes rosé e vintage atravessando fronteiras, mesmo sem nunca ter saído da sua região. A segunda, Madame Pommery, que teve a ousadia de alterar o plano de negócios da sua empresa ao parar a produção de vinho tinto tranquilo, para passar a produzir espumante branco, menos doce, como os ingleses apreciam.

Sendo ainda o ‘mundo dos vinhos’ tradicionalmente masculino, as mulheres, por mérito, vêm conquistando lugares de destaque. São já muitas as mulheres que conquistaram um dos títulos mais difíceis, o de Master Sommelier.

Em relação a Portugal, que fazem as mulheres no mundo dos vinhos? E qual o seu papel na evolução e dinamização do vinho? Uma coisa é certa, hoje existem mais mulheres do que nunca em posições de liderança em todo o setor.

“O vinho no feminino!” é o tema escolhido por André Figuinha e Rodolfo Tristão, para a próxima edição de Sommeliers Storytellers em que Beatriz Machado, Cláudia Abrantes e Sandra Tavares da Silva são as convidadas.

O encontro para mais uma emissão do Sommeliers Storytellers está marcado para as 21h30 do próximo dia 8 de março, e terá transmissão em direto nos canais oficiais do programa:

Facebook Tintocão | Facebook anoticia | Youtube Tintocão | Facebook Chefs em Portugal 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *