Tertúlias Gastronómicas ACPP

Um cheirinho a Tertúlias….

O Ciclo Tertuliano na ACPP surgiu em Maio de 2016, praticamente um ano após a inauguração da Biblioteca Gastronómica.

A ideia partiu do Gastrónomo Virgilio Santos Nogueiro Gomes e o Chef António Bóia (Elemento da Direção da ACPP). Iniciámos o ciclo com a primeira tertúlia sob o Tema “Livros Fundamentais do século 20 em Portugal”, tendo como oradores o Chef Nuno Diniz, e claro está, fazia todo o sentido que um dos oradores fosse o próprio Virgílio Gomes, tendo a ideia partido do mesmo e sendo ele um dos principais motivadores do evento. Tivemos também o prazer de juntar na mesma mesa o Chef António Bóia, como moderador do “debate ou conversa” se assim o preferirem.
O Sucesso das Tertúlias foi progredindo à medida que se iam realizando e divulgando, começou por correr bem, depois melhor, neste momento estamos todos de parabéns. As tertúlias e o seu público estão a afirmar-se na ACPP, sempre com temas de grande relevância para quem é da área, como para o público em geral ou apenas curiosos.
As Tertúlias decorrem sempre na última quinta-feira de cada mês, com a duração de 40 a 50 minutos.
Seguiu-se a segunda Tertúlia, esta sob o tema “Cerejas, sardinhas e santos populares” tendo desta vez como oradores, o Chef André Magalhães e Isabel Zibaia Rafael. Foram abordados temas como, a ligação da sardinha aos Santos Populares; a qualidade da sardinha; como saber identificar uma sardinha fresca; a cereja, a sua qualidade e variedade etc..
O Engo. Miguel Boieiro foi nosso convidado na terceira Tertúlia, onde se falou sobre “ Ervas e Plantas esquecidas”, sendo ele um grande estudioso e investigador na área das plantas. Tivemos também como orador o Gastrónomo Virgílio Gomes, que nos dá sempre maravilhosos conselhos literários sobre qualquer tema. Um dos livros de que se falou e sugeriu nesta tertúlia é da autoria do Engo. Miguel Boieiro “Plantas para curar e para comer”. Um livro muito rico de conhecimento de investigação pessoal e de terreno, um livro onde são caracterizadas e identificadas 72 plantas, como o próprio refere no livro “ é a prova de muito mundo andado, muito amor pelas plantas e muito desejo de partilha com amigos”.
Temos mais para contar sobre esta iniciativa, aguardem mais novidades, enquanto isso deixo algumas imagens destas três sessões.
Access Token not set. You can generate Access Tokens for your Page or Profile on fb.srizon.com. After generating the access token, insert it on the backend

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *