A Seleção Nacional de Cozinha da ACPP acaba de alcançar um feito histórico no European Grand Prix 2025: Global Chefs Challenge – European Regional Semi-Finals, realizado em Rimini, Itália. Com uma performance de excelência, os chefs André Serra e Randira Costa conquistaram o 2.º lugar e garantiram a tão desejada qualificação para a Final Mundial do Worldchefs Global Chefs Challenge 2026, que terá lugar no País de Gales.
A competição reuniu algumas das melhores equipas da Europa, exigindo um elevado nível técnico, rigor e criatividade. A equipa portuguesa brilhou com um menu que combinou inovação e identidade nacional, destacando-se entre os concorrentes e assegurando um lugar entre a elite mundial da gastronomia.

Acompanhando a seleção, os chefs Paulo Pinto e Carlos Madeira marcaram presença como júris internacionais acreditados pela Worldchefs – World Association of Chefs Societies. O Chef Paulo Pinto desempenhou o papel de Marshall, assegurando o rigor do evento, enquanto o Chef Carlos Madeira integrou o painel de júris em diversas provas, garantindo a imparcialidade do julgamento.
Com este resultado, a ACPP reafirma a sua posição como referência internacional na formação e competição culinária, levando a gastronomia portuguesa a um novo patamar.
Este é um momento de celebração para a gastronomia portuguesa. Portugal está entre os melhores do mundo e o sonho continua rumo a Gales 2026!
Para possibilitar a participação nesta competição, a ACPP conta com o apoio de parceiros de peso, incluindo Makro, Norway Sea Food, Unilever e Xpepper. Estas parcerias são fundamentais para garantir que a equipa portuguesa tenha os melhores ingredientes e recursos à sua disposição.

Sobre as Equipas Competição Culinária ACPP
As Equipas Competição Culinária ACPP surgiram pela primeira vez em 1992. Um grupo de Chefes portugueses tomava a iniciativa de se juntar e levar Portugal à maior competição de culinária do mundo: as Olimpíadas de Culinária, realizadas na Alemanha. A tradição portuguesa era assim levada ao mundo das competições, surgindo entre dezenas de outros países. Portugal juntava-se a várias culturas e histórias, juntas por uma mesma razão: a cozinha de alta competição.
Existem duas Equipas Competição Culinária ACPP, uma júnior (com jovens até aos 25 anos) e uma sénior (a partir dos 25 anos). As regras de participação nas competições internacionais de culinária ditam a separação por idades, separando assim os níveis de exigência. Numa equipa júnior os cozinheiros são ainda muito jovens, com uma preparação num estado evolutivo e, muitas vezes, ainda a terminar os cursos de cozinha.